terça-feira, 23 de agosto de 2011

Governo da Paraíba: Concurso com 1040 vagas para Professores.



O Governo do Estado lançou na manhã desta segunda-feira (22) o Plano de Gestão Paraíba Faz Educação. Durante a solenidade, a secretária executiva da Educação, Márcia Lucena, confirmou a realização, de um concurso que disponibilizará 1.040 vagas para professor do ensino médio. Ela informou também que o objetivo é realizar vários concursos para o setor até 2014. O evento de lançamento do Plano foi realizado no Cine Banguê, no Espaço Cultural.
O concurso, que vai ser realizado ainda este ano, oferecerá vagas para todas as áreas de conhecimento. “Nosso objetivo não é fazer um grande concurso e sim realizar isso frenquentemente até 2014”, disse Márcia Lucena. A secretária só não especificou quando o edital do certame deve ser lançado.
O Plano de Gestão compreende 21 ações em oito eixos temáticos: identidade, cultura, cidade, campo, comunicação, tecnologia, cidadania e trabalho. Entre elas está a construção de 15 escolas técnicas estaduais e adequação de outras sete unidades para o ensino médio profissionalizante.
“A Educação é prioridade de Governo para que as ações no setor se tornem políticas públicas permanentes do Estado”, disse o secretário de Educação Afonso Scocuglia.
Paraíba1

_____________________________________________________
Ta ai uma coisa que pouca gente esperava, concurso público logo no primeiro ano de governo do RC, pelo visto a faxina que Dilma ta fazendo lá no congresso vai chegar até a Paraíba também e o governo vai mesmo tirar muita gente, os chamados pró-tempore, ou seja professores que na grande maioria só tem mesmo o ensino médio, e outro são formados em áreas que nada tem haver com a educação amis que estão em salas de aula (na maioria incompetentes. Temos que reconhecer um coisa o "menino girassol" ta mesmo de parabéns com a iniciativa. Só resta esperar e torce pra que sai mesmo.
By: LR

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

INDICAÇÃO DE LIVRO.

  • Autores: Juliano Niederauer, Marla Fernanda Caumo de Aguiar
  • ISBN: 978-85-60000-06-7
  • Páginas: 208
  • Ano: 2007
Você consegue cortar uma torta em oito pedaços fazendo apenas três cortes? Você sabe qual número tem raiz quadrada maior do que ele mesmo? Você conhece alguém cujo avô é mais jovem que o pai? Essas são apenas algumas das questões que o deixarão intrigado nesta obra.
Com o livro Desafios e Enigmas, você poderá testar e aprimorar sua inteligência por meio da interpretação e resolução de desafios, enigmas, charadas e testes de lógica. O livro está repleto de problemas interessantes, muitos deles ilustrados e apresentados de uma forma totalmente descontraída.
O objetivo é fazer com que o leitor desenvolva cada vez mais sua capacidade de raciocínio, visto que essa habilidade é exigida nas mais variadas situações do cotidiano, sendo inclusive bastante valorizada nas provas aplicadas em concursos públicos.
Este livro destina-se às pessoas que querem aprimorar essa capacidade, assim como aos amantes da Matemática e aos professores, que podem aplicar as questões em sala de aula, estimulando os alunos a resolver problemas e lidar com mais naturalidade com a Matemática.
O livro é dividido em quatro partes e mais um apêndice. A seguir é apresentada uma rápida descrição dos assuntos abordados em cada seção.

Parte I – Desafios: uma coletânea de questões onde são propostos desafios, charadas e problemas de lógica, classificados por níveis de dificuldade.

Parte II – Enigmas: contém os melhores enigmas do jogo "Decifre o Enigma", que se tornou um sucesso entre os usuários do portal Só Matemática.

Parte III – Soluções dos Desafios: respostas e explicações referentes aos desafios da parte I do livro.

Parte IV – Soluções dos Enigmas: respostas e explicações referentes aos enigmas da parte II do livro.

Apêndice – Truques e Dicas: alguns truques matemáticos que você pode aplicar com seus amigos, além de dicas para facilitar os cálculos em determinadas situações.

DESAFIO MATEMATICO!

EU TENHO O DOBRO DA IDADE QUE TU TINHAS QUANDO EU TINHA A TUA IDADE. QUANDO TU TIVERES A MINHA IDADE, A SOMA DAS NOSSAS IDADES SERÁ DE 45 ANOS. QUAIS SÃO AS NOSSAS IDADES??

A Realidade da Educação Paraibana.


A realidade da educação básica e infantil na Paraíba ainda está longe do ideal. Um reflexo dessa constatação está nos baixos índices de qualificação dos professores paraibanos. Uma pesquisa divulgada na última terça-feira pela ONG Todos pela Educação, com base em dados do Ministério da Educação, revela que 41,3% dos professores que lecionam na educação básica, que vai do 1° ao 9° ano, não possuem formação superior. Em termos de educação infantil, que engloba as creches até a alfabetização, esse índice é ainda mais preocupante: 62,7% dos profissionais não cursaram o ensino superior.
Os dados fazem parte do ‘Censo do Professor’ e têm por base o ano de 2009, além de considerar profissionais que atuam em escolas estaduais, municipais e da rede particular do Estado. De acordo com o estudo, dos 45.471 professores paraibanos que trabalham na Educação Básica, 26.732 têm curso superior; enquanto 18.235 possuem apenas o ensino médio e 504 conseguiram concluir apenas o ensino fundamental. Na educação infantil, dos 6.339 professores identificados na pesquisa somente 2.367 concluíram o ensino superior; mas 3.787 terminaram o ensino médio e 185 possuem o ensino fundamental.
Os índices colocam a Paraíba em 4° lugar no ranking do Nordeste nos dois níveis de ensino, em termos de qualificação profissional dos professores (veja tabela). Estudante do 9° ano do ensino fundamental, Pedro Tércio Feitosa, de 16 anos, sonha em ingressar na universidade. “Aqui a gente tem um bom grupo de professores comprometidos com nosso aprendizado. Em outras escolas, a realidade é diferente”, contou o aluno da Escola Estadual Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), o maior colégio público de Campina Grande, onde estudam mais de quatro mil estudantes.
Para o secretário do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), professor Sizenando Leal, é preciso mais investimentos nos profissionais e melhores salários para atrair mão de obra qualificada. “Falta também uma política salarial séria para termos profissionais qualificados. Além disso, é necessário dar cursos de qualificação e a abrir processos de formação continuada para aqueles professores da ativa”, defendeu.
A Secretaria de Educação do Estado, através de sua assessoria de imprensa, informou que há projetos para garantir a qualificação dos professores paraibanos, e que as ações estão sendo desenvolvidas paulatinamente, desde o início deste ano. No mês passado, a Subgerência de Estatística do órgão iniciou o cadastramento dos diretores e usuários do Sistema Educacenso das redes públicas e privada, da 1ª Gerência Regional de Educação, para realização do Censo Escolar da Educação Básica – Módulo Situação do Aluno – Movimento e Rendimento Escolar, exercício letivo 2010.
Em termos nacionais, na educação básica 67,8% dos professores brasileiros possuem curso superior, enquanto 32,2% concluíram apenas o ensino médio ou fundamental. No total são 1,9 milhão de professores no país e 1,3 milhão com nível superior. Já na educação infantil 48% (369.698 professores) dos profissionais têm cursos de graduação, enquanto 52% (177.728 professores) ainda estão no ensino médio ou fundamental.

Extraido de :http://paraibahoje.wordpress.com